sábado, 24 de fevereiro de 2007

Plano de Curso


Ementa:

Estudos das leis que norteiam o ensino e análises de seus determinantes sócio-políticos e seus reflexos no pedagógico. Estudo crítico enfatizando questões atuais do ensino fundamental e médio. Projeto Político Pedagógico como norteador da estrutura organizacional da escola e das finalidades institucionais. Educação e Trabalho. Formação de Professores.

Objetivo Geral:

Desenvolver nos acadêmicos a capacidade de reflexão crítica sobre as políticas públicas para educação e sua relação com as transformações da sociedade contemporânea, de forma que nos debates em aula e nos trabalhos vão produzir demonstrem compreensão da problemática e das repercussões dessas políticas no cotidiano da escola.

Objetivos específicos:

Identificar as transformações técnico-científicas, econômicas e políticas do mundo contemporâneo e suas implicações para educação brasileira;
Descrever trajetória histórica das diretrizes e bases da educação brasileira;
Analisar as mudanças ocorridas na educação a partir da LDB/96, em especial na educação fundamental e média;
Reconhecer a educação como uma política social;
Destacar a importância da gestão democrática da escola, e sua identificação como cultura organizacional;
Analisar as diferentes vivências administrativas nas escolas, por meio de estudo de caso;
Analisar a formação do profissional da educação no contexto das mudanças da sociedade brasileira.

Bibliografia Básica:

BREZEZINSKI, Iria (org.). LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João, F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de & ADRIÃO Theresa (orgs.). Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus. 1995.

Bibliografia Complementar:

AZEVEDO, Janete M. L.. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
CARNOY, Martin. Estado e teoria política. Campinas, SP: Papirus, 1988.
LEITE, Renato Ribeiro. O programa TV Escola e a formação continuada de professores nas escolas de Anápolis. Dissertação de Mestrado. UFG-GO, 2000.
LIMA, Júlio C. F; NEVES, Lúcia M. W. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de & ADRIÃO Theresa (orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da Escola Pública. São Paulo: Xamã, 2000.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PEREIRA, Júlio E. D. As licenciaturas e a novas políticas educacionais para a formação docente. IN: Educação e Sociedade. Nº. 68. 3 ed. Campinas. Cedes. 2001.
VEIGA, Ilma Passo A. & FONSECA, Marília (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2003.
VEIGA, Ilma Passo A. & RESENDE, Maria Gonçalves de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2001.
VIEIRA, Sofia Lerche & FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Plano Editora, 2003.